terça-feira, 25 de abril de 2017

COMO EVITAR A OBESIDADE INFANTIL

Segundo o Ministério da Saúde "33,5% das crianças de cinco a menores de nove anos apresentam excesso de peso (...). O mesmo percentual atinge os adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos com sobrepeso (33,5%), sendo que  8,4% estão obesos (...)".  Como todos sabemos a obesidade leva a risco de diversas doenças, seja ainda na infância, seja quando este se tornar adulto. Existe hoje o conceito que nos primeiros MIL DIAS de vida da criança iremos estabelecer as bases para um vida adulta saudável, física, mental e espiritualmente.
O que são os MIL DIAS? São 280 dias da gravidez somados aos dois primeiros anos após o nascimento (280 + 720 = 1000). Nestes mil dias, entre outras coisas, são desenvolvidos os bons e maus hábitos de vida. Vejamos, quanto aos hábitos que levam à obesidade, O QUE OS PAIS FAZEM DE ERRADO.
1- Grávida acima do peso tem maior chance de ter filhos com tendência à obesidade. CONTROLE O PESO NA GRAVIDEZ.
2- Mãe que come muito doce na gravidez pode estimular o paladar do feto para preferir o sabor doce. EVITE COMER DOCES EM EXCESSO NA GRAVIDEZ.
3- A criança come o que precisa. Quando ela recusa é porque não está mais com fome. NÃO FIQUE FORÇANDO A CRIANÇA A RASPAR O PRATO. VOCÊ VAI CRIAR UM GLUTÃO.
4- Quem dá o primeiro refrigerante, a primeira bala, o primeiro chocolate?  EVITE DOCES ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE.
5- Sedentarismo é um importante fator para desenvolver obesidade. NO LUGAR DO TABLET, DÊ UMA BOLA DE PRESENTE.
6- Como estão seus hábitos alimentares e de atividade física? EXEMPLO É TUDO.
APROVEITE E MUDE OS HÁBITOS DA FAMÍLIA. A SAÚDE DE TODOS IRÁ AGRADECER.           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar comentar, perguntar ou sugerir fique à vontade.